Importância da manutenção preventiva nos elevadores

Home Dicas Importância da manutenção preventiva nos elevadores

A manutenção preventiva de elevador tem o seu valor em qualquer prédio. Você sabe porque precisa investir nisso? O elevador é um equipamento incorporado do dia a dia do mundo moderno que as pessoas muitas vezes nem se dão conta de sua importância. É tão corriqueiro chegar e entrar num elevador quanto entrar em um automóvel. Um fator de segurança em ambas as máquinas é justamente a manutenção preventiva.

 

Porque realizar a manutenção preventiva em elevadores

Chegar em casa precisando utilizar o elevador para levar sacolas de compra ou mesmo para ter mais conforto na volta do trabalho e se deparar com algum problema mecânico é desconfortável. Ainda mais se houver alguma pane durante o deslocamento entre andares.

Essa situação é ainda agravada para pessoas com mobilidade reduzida, idosos ou crianças. Para evitar que isso aconteça, há duas formas de realizar a manutenção de um elevador residencial: de maneira corretiva ou preventivamente.

A manutenção corretiva é aquela em que um técnico é acionado para resolver algum problema de forma emergencial para que o elevador volte a funcionar. Isso ocorre, por exemplo, quando as portas não fecham adequadamente e é preciso chamar alguém para resolver. Ou quando a máquina simplesmente trava entre dois andares.

Já a manutenção preventiva, também chamada de programada, é realizada de forma antecipada. Seu objetivo é evitar que ocorram eventuais problemas no equipamento e realizar possíveis trocas de peças antes mesmo que elas apresentem algum defeito.

Essa ação controlada consegue evitar dores de cabeça aos proprietários, já que, dificilmente um problema grave acontecerá de uma hora para outra se a vistoria é feita de forma regular.

Outra vantagem é a redução de custos, já que o dano causado por um equipamento com alguma avaria costuma ser mais difícil de resolver e, consequentemente, é mais caro também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *